quarta-feira, 29 de junho de 2011

Rir é Excelente para o Ambiente Corporativo


O oposto do lúdico, da diversão, não é trabalho. É depressão.
Tudo começou com o Dr. Madan Kataria, um médico de Mumbai, Índia, popularmente conhecido como o “Guru dos Cochichando” (London Times), é o fundador do Riso Yoga Clubes movimento iniciado em 1995. Ao pesquisar os benefícios da risada, ele ficou surpreso pelo número de estudos demonstrando profundo benefícios fisiológicos e psicológicos do riso. Ele decidiu encontrar uma maneira de proporcionar estes benefícios a seus pacientes e outras pessoas. Ele já chegou a reuniu 12 mil pessoas no Jockey Clube de Mumbai/Índia para comemorar o primeiro Dia Mundial da Gargalhada que, desde então, acontece todos os anos, no primeiro domingo de maio.
Segundo o Dr. Kataria o riso é um vírus do bem e contagioso, já que é muito difícil alguém passar imune quando se observa alguém rindo. Esse movimento se espalhou rapidamente nos EUA, Canadá, Europa, Austrália, Oriente Médio, Sudeste Asiático, China e África, este novo conceito tem sido amplamente coberta por publicações de prestígio como a revista Time, National Geographic, e do Wall Street Journal e apresentado na CNN , da BBC, as redes dos EUA e da Oprah Winfrey Show.
Os exercícios propostos pelo Dr. Kataria, na sessão de gargalhada, começam com uma respiração profunda e a emissão de sons – Ho… Ho… Há… Há… Há… – seguidos da prática de várias técnicas de riso estimulado. Para sorrir, são utilizados 14 músculos!
Mas o que significa dar risada? Em primeiro lugar, risada não é a mesma coisa que humor. O riso é a resposta fisiológica ao humor. A risada consiste em duas partes: um conjunto de gestos e a produção de um som. Quando rimos, o cérebro nos pressiona a realizar ambas as atividades simultaneamente. Quando damos gargalhadas, acontecem mudanças em muitas partes do corpo, até nos músculos do tronco, do braço e das pernas.
O riso tem mais a ver com relacionamentos do que com piadas. As crianças riem centenas de vezes ao dia e os adultos mal chegam a rir uma dezena de vezes.
Ultimamente, o humor vem se mostrando um parâmetro preciso de eficácia gerencial, inteligência emocional e modo de atividade mental característico do lado direito de cérebro. O riso é uma forma de comunicação não-verbal. Pessoas que riem são mais criativas e produtivas. Pessoas que riem juntas conseguem trabalhar por mais tempo próximas.
E aqui vai uma Dicaduka: Uma vez por semana, anote quantas vezes a sua equipe deu risada em conjunto. Observe esses momentos e tente identificar quais são os elementos que contribuem para um ambiente mais leve, descontraído e acolhedor. E aposte neles. Sua equipe certamente agradecerá!
Hoje é o dia do meu aniversário e nesses maravilhosos 44 anos sempre procuro pensar numa das expressões que melhor retratam a importância do humor no meu dia a dia:    Não leve a vida tão a sério!
Mochila nas costas e até a próxima trilha!
Paulo Campos / 2011.05.06
@pvcampos10 ou pvcampos@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário